CRIANÇAS E ADOLESCENTES

_________________________________________
DEZEMBRO 05,  2015


A cárie dentária é a doença crónica infecciosa mais comum na infância. 

Os dentes de leite são responsáveis pela boa nutrição, pelo desenvolvimento da linguagem e auto-estima e guardam ainda o espaço necessário para os dentes definitivos. A saúde oral tem repercussões diretas no desenvolvimento da criança. Desta forma, nos casos em que  doença cárie se instala, a criança fica sujeita a dores intensas, que afectam a mastigação e algumas atividades  básicas como dormir, comer ou falar. Como consequência, estas crianças podem estar sujeitas a uma  diminuição do desenvolvimento fisico e da qualidade de vida. Um sorriso saudável contribui para o desenvolvimento da auto-estima da criança.
Existe uma relação direta entre a saúde oral dos dentes de leite e os dentes definitivos. Ao assegurarmos um crescimento saudável à criança estamos a proporcionar um futuro melhor.


É RESPONSABILIDADE DO ODONTOPEDIATRA MOTIVAR E INSTRUIR A CRIANÇA E OS PAIS QUANTO À HIGIENE ORAL. 

O odontopediatra analisa também se existem hábitos que devam ser suspensos como a deglutição atípica ou a sucção digital e dá todas as instruções necessárias à sua correção.
Cabe também ao odontopediatra avaliar o crescimento dos maxilares e a necessidade de intervir através da ortodontia interceptiva. A ortodontia interceptiva tem como objetivos prevenir, detectar e corrigir as má-oclusões na dentição decídua (dentes de leite) e mista (dentes de leite e dentes definitivos). É uma área de grande importância, que tem como finalidade a harmonia no desenvolvimento oclusal, funcional e estético na dentição das crianças e adolescentes que se irá reflectir na vida adulta.


Subscribe