SAÚDE ORAL DURANTE A GRAVIDEZ

sexta-feira, outubro 07, 2016


A gestação é um estado único e valioso no ciclo de vida da mulher.

Durante a gravidez, o corpo da mamã está sujeito a muitas alterações que podem ter repercussão na cavidade oral, podendo estar associadas a um risco aumentado para a doença cárie, bem como alterações na saúde gengival.

É importante marcar uma consulta de medicina dentária com um odontopediatra, para que este avalie se tem alguma patologia e realize os tratamentos preventivos necessários durante este período.

Ao mantermos a cavidade oral da mãe saudável, estamos a garantir o mesmo para o seu bebé porque minimizamos a transmissão vertical de microorganismos causadores da doença cárie e da doença periodontal.

É importante esclarecer algumas dúvidas e desvendar alguns mitos...

E o bebé rouba o cálcio dos dentes da mãe?
Mentira… O bebé obtém-no a partir da dieta e dos ossos da mãe. Nunca dos dentes.

E porque ouvimos muitas vezes mães a referirem que em cada gravidez perderam um dente.
Na verdade, a gravidez não é responsável pela perda dentária. Os problemas verificados antes da gravidez, como lesões de cárie ou mesmo doença periodontal, com as alterações hormonais a que a mulher está sujeita durante o período de gestação, irão agravar-se. Também é verdade que  há um descuido maior da higiene oral nesta fase aliado, na grande maioria das vezes, a um consumo mais exagerado de doces, o que expõe os dentes a um constante ataque ácido, favorecendo o aparecimento das cáries.
Os enjoos são também comuns durante a gravidez. As mães com vómitos sujeitam o esmalte dos  seus dentes a uma erosão química constante que favorece a progressão da doença cárie.

Porque sangram as gengivas?
Com as alterações hormonais a que a mãe está sujeita na gravidez, a gengiva pode doer e sangrar facilmente. Esta situação agrava-se se não existirem cuidados adequados de higiene oral.

As grávidas podem realizar tratamentos dentários?
Claro que sim... 
A gravidez não é uma doença, por isso a grávida pode efectuar todos os tratamentos dentários que necessite. 
No primeiro trimestre devem ser apenas realizados tratamentos de urgência, já que é durante este período que se estão a formar  estruturas principais, tais como o Sistema Nervoso Central, o coração,...
O período ideal e mais seguro para os tratamentos dentários é durante o segundo trimestre da gestação. Não existe nenhum problema com o uso de anestesia local para assegura um tratamento sem dor. O médico usará fármacos anestésicos que nao prejudicam o bebé.  



Mamãs… A odontopediatria é a área da Medicina Dentária que devem escolher para vos acompanhar nesta nova fase.






You Might Also Like

0 comentários

Subscribe