DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DO BEBÉ

segunda-feira, março 28, 2016


O desenvolvimento das crianças é marcado pelas fase pré-natal, oral e anal.

A fase pré-natal ocorre entre a concepção e o nascimento. A partir do 5º mês, o feto tem respostas emocionais ligadas às emoções da mãe. As emoções vividas pela mãe durante a gestação podem ajudar a compreender eventuais comportamentos intensos do bebé durante a sua vida.

A fase oral ocorre entre o nascimento e a idade de 1 ano e meio, e nesse período, a boca é o centro de prazer para a criança. Na amamentação, por meio de sucção, o bebé restabelece a relação de intimidade com a mãe. 
Dos 6 aos 8 meses, o bebé desenvolve a mastigação, período que coincide com a erupção dentária. A necessidade fisiológica de sucção começa a desaparecer entre os 9 e 12 meses de idade, no entanto, a necessidade psicológica de sucção pode persistir até aos 4 anos de idade ou mais. Nos casos de sucção psicológica não satisfeita, a criança acaba por desenvolver o hábito de sucção dos dedos e de chupetas, situação esta que deve ser avaliada individualmente, tendo em conta a importância do desenvolvimento emocional e físico do bebé.

A fase anal ocorre entre o 1 ano e 3 anos de idade. Nesta fase as funções eliminatórias relacionadas com o ânus passam a ser fonte de prazer e libertação de tensões para a criança. Inicia-se o controlo dos esfíncteres (período de autonomia) e concomitantemente, a criança apresenta sentimentos contraditórios e busca obter o controlo do ambiente.  Nesta fase, a criança já entende explicações simples com o principio de falar, mostrar e fazer.


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe