O início do desenvolvimento da dentição de leite ocorre por volta da 6ª semana intra-uterina. Já o início do desenvolvimento da dentição permanente acontece no 4º mês de vida intra-uterina.
O paladar desenvolve-se na 12ª semana de vida intra-uterina, e as papilas gustativas tornam-se bem desenvolvidas na 14ª semana.
O reflexo de deglutição desenvolve-se na 12ª semana de vida intra-uterina. Entre as 18ª e a 22ª semana, inicia-se a sucção, mas o reflexo de sucção que é o abrir a boca e projectar a língua para a frente em resposta ao toque, só é verificado após da 28ª semana intra-uterina. É nesta fase que o feto inicia a sucção do dedo. Entre as semanas 32ª e 34ª, o feto já consegue deglutir o suficiente para a sua nutrição extra-uterina.
1. Acalmar a criança. O momento do traumatismo não causa só dor e sofrimento, mas também alterações psicológicas.
2. Inicialmente deve-se realizar uma limpeza do local com água corrente e um pano limpo para remover o material contaminado (terra, areia, entre outros). Se houver sangramento, colocar uma compressa com pano limpo ou gelo.
3. Agir com rapidez! Quanto menor o tempo desde os primeiros socorros até o encaminhamento ao médico dentista, melhor serão os resultados finais.
4. A vacinação contra o tétano deverá estar em dia. Quando houver ferimentos e corpos estranhos no local da ferida, a vacinação antitetânica irá prevenir complicações.
5. Se houver possibilidade, procurar o dente perdido e levá-lo até ao médico dentista num copo com leite. Se for apenas um fragmento do dente, leve-o num copo com água filtrada ou soro fisiológico.
6. Evitar que a criança mastigue qualquer alimento até à consulta com o médico dentista.
Tenha sempre o telefone do seu médico dentista e do hospital mais próximo num local de fácil acesso. No momento de urgência fica tudo muito confuso.
Os traumatismos dentários são muito frequentes na infância e na adolescência. A maior parte deles ocorre em momentos nos quais não há a supervisão de um adulto, e podem ocorrer em qualquer lugar desde infantários, escolas, parques, piscinas,...
Os dentes anteriores são normalmente os dentes envolvidos nos traumatismos, tanto na dentição de leite como na dentição definitiva.
É muito importante que o responsável pela criança, presente na hora do acidente, saiba relatar com clareza detalhes como: local, como e quando ocorreu o acidente. Estes relatos são importantes para que o médico dentista possa prestar um atendimento adequado e eficaz.
Após um acidente envolvendo a boca e os dentes, a consulta com o médico dentista é muito importante, mesmo quando aparentemente nada de grave aconteceu.