A ALIMENTAÇÃO

sexta-feira, janeiro 08, 2016



E como passamos mesmo agora por uma altura de excessos alimentares, achei que seria perfeito falarmos sobre alimentação.
Existe na verdade uma relação entre a alimentação e a saúde oral, de tal forma, que a doença cárie está intimamente relacionada com o que comemos.
As cáries iniciam-se devido a uma erosão do esmalte (resultante da formação da placa dentária), que a principio pode advir de uma acumulação de açúcar e de outros hidratos de carbono, que ao serem atacados pela flora bacteriana oral, se transformam (principalmente) em ácido láctico. A descida do pH prejudica quimicamente o esmalte, podendo contribuir para a progressiva destruição da sua integridade. A continuação deste processo pode torná-lo irreversível.
A cárie dentária está relacionada com a nossa alimentação, e ainda mais com a grande quantidade de hidratos de carbono refinados presentes nas refeições, principlamente a sacarose, considerada como dissacarideo que mais provoca  a cárie, e que está presente na dieta alimentar das famílias de quase o mundo inteiro.

Alimentos a evitar
Alimentos Cariogénios: alimentos que provocam o aparecimento de cáries. São ricos em hidratos de carbono principalmente os refinados, que são os doces e os açucares muito consumidos pelas crianças. 
Exemplos: chocolates, gomas, bolachas açucaradas, batatas fritas, refrigerantes, flocos de cereais açucarados

Alimentos que devemos ingerir
Laticínios não açucarados: leite, iogurte, queijo, Alimentos ricos em cálcio e fósforo.
Fruta e vegetais: alimentos ricos em vitaminas, fibras, minerais e agua
Pão e flocos de cereais: de preferência os integrais e sem açúcar.
Carne, peixe ou ovos: muito ricos em proteínas.


É importante que o odontopediatra oriente os pais e os ajude a definir estratégias para introduzirem  alimentos saudáveis na rotina da criança.
Como sabemos, com a azafama do dia-a-dia, damos preferência a alimentos fáceis de comprar e rápidos de preparar para os lanches das crianças. É logo por aqui que devemos iniciar a mudança.... Normalmente, tratam-se de alimentos cariogénios, que devem ser substituídos por lanches mais simples como um simples pão com queijo.

Os doces fazem parte da infância mas devem ser deixados para ocasiões especiais, festas, fins de semana. Era importante implementar na nossa rotina o The Candy Day... Porque não ao domingo, o dia em que estamos em família? 




You Might Also Like

0 comentários

Subscribe